Turbo Bomba Betta

 Video-01

Video-02

Video-03

A TURBO BOMBA BETTA é um equipamento composto por uma Turbina Hidráulica (substituindo o motor elétrico ou a diesel ou gasolina) acoplada diretamente, ou através de polias e correias ou caixa de engrenagens, a uma bomba de recalque que bombeia água para reservatório e, ou para irrigação. A Turbina Hidráulica aproveita para impulsioná-la a força disponível na água armazenada em açudes, represas, riachos ou fontes d’água.

O modelo e o tamanho da Turbina Hidráulica do conjunto Turbobomba é escolhido em função do potencial Hidráulico do local onde será instalado (queda e vazão de água disponível para acionar a Turbina) e as características do bombeamento (altura de bombeamento e comprimento do recalque) irá definir o modelo e o tamanho da bomba.

O conjunto Turbo Bomba pode utilizar dois tipos de Turbinas Hidráulicas:

1. Turbina tipo Banki ( cross flow) ideal para pequenas e médias quedas (superior a 1,5m) e médias e grandes vazões (superior a 4”de água – 6 a 8 litros/segundos).
2. Turbina tipo Pelton ideal para grandes quedas (superior a 7m) e pequenas vazões.

Em ambos os modelos de Turbinas quanto maior for a queda d’água viabilizada, maior a potência disponível no eixo da bomba e maior a vazão bombeada.

É recomendado sempre aproveitar a queda em sua totalidade, explorando ao máximo a declividade do terreno, mesmo que para isso cresça o comprimento do tubo de adução. A maioria dos aproveitamentos utiliza tubo PVC branco leve viabilizando economicamente o aproveitamento.

O conjunto TURBO BOMBA é montado sobre um chassi com pés que o destaca a altura necessária do piso para escoar a vazão de água que sai da Turbina. Isso permite para a sua instalação construir apenas uma base de concreto.

Acompanha o equipamento quatro chumbadores para fixação que serão incorporados à base de concreto.

Em tubulações de até 250 milímetros, um funil com tela de proteção fixada (fornecido com o conjunto Turbo Bomba) deverá ser montado na entrada do tubo de adução da Turbina, evitando seu entupimento com detritos, e eliminando a caixa de captção em alvenaria, tornando a instalação muito simples.

Desenhos que orientam a construção da base de apoio da TURBO BOMBA e a montagem do tubo no açude, represa ou riacho, com todas as dimensões e informações necessárias e um completo manual de montagem e manutenção do equipamento fazem parte do fornecimento (ver manual abaixo).

A TURBO BOMBA é muito simples de ser instalada. O objetivo de fornecer juntamente com o equipamento a documentação técnica acima citada é permitir que qualquer pessoa possa montá-lo e colocá-lo em funcionamento.

A TURBO BOMBA foi projetada e fabricada para operar em severas condições de trabalho e em regime contínuo, quando sua manutenção preventiva segue as informações do manual de operação e manutenção que acompanha o equipamento, o conjunto terá excelente rendimento e durabilidade.

A manutenção preventiva se resume na lubrificação dos rolamentos da Turbina, troca de óleo da Bomba a cada 2 meses e troca do reparo do pistão da bomba sempre que apresentar indícios de fuga de água.

Esta manutenção é extremamente simples, rápida e muito bem explicada no manual de manutenção que acompanha o equipamento. Não exige mão-de-obra especializada.”

Turbo Bomba Betta
2 votes, 3.00 avg. rating (65% score)